Quer saber mais?

Podemos repetir várias vezes até que fique claro para todos. A atual situação no mercado não significa que é o fim do mundo. Pelo contrário, você deve respirar fundo e se acalmar. Sim, o atual tombo parece dramático, mas o mercado já conseguiu se recuperar de quedas ainda maiores. E não nos esqueçamos de que somos traders — podemos tomar posições curtas e longas com os ativos, ou seja, podemos vender e também comprar.

Mesmo quando o mercado está em queda, o trader pode lucrar.

5476578.png

O S&P500 sofreu correção para o lado de baixo. É um movimento natural:, pois o mercado não fica em alta o tempo todo. Quando as correções acontecem, é necessário fazer a análise técnica e acompanhar o noticiário. Operar contra a tendência também é uma estratégia.

Por ora, vamos deixar de lado a parte técnica da questão e vamos olhar o problema no âmbito pessoal. Trouxemos abaixo alguns conselhos que você deve seguir em vez de retuitar fake news e entrar em pânico.

Evite o noticiário 24h

11_2.jpg

Para manter a calma nessa época agitada, recomendamos acompanhar o conselho da Organização Mundial da Saúde, cujo relatório orienta as pessoas a ficar longe do noticiário sensacionalista e reunir informações sobre o COVID-19 somente por meio de fontes confiáveis, como a própria OMS. Consultores financeiros estão certos de que a mesma regra se aplica na hora de lidar com os mercados, ou seja, a cobertura da mídia não deve ser acompanhada por várias fontes ao mesmo tempo. Evite manchetes sensacionalistas e acompanhe somente sites e jornais de confiança. A maioria dos noticiários buscam apresentar as informações da forma mais chocante possível, pois a preocupação deles é com o número de telespectadores e assinantes. De forma simples, eles ligam somente para o dinheiro que ganham. Ligue para o seu dinheiro você também: filtre bem o fluxo infinito de notícias.

Não tenha medo dos sinais de recessão

O surto de coronavírus já afetou os setores da economia, inclusive o industrial e o turístico. Não é surpresa: com as medidas de quarentena, as pessoas ficam em casa e circulam menos. Podemos, porém, afirmar com certeza que isso não vai durar para sempre. Cedo ou tarde, os pesquisadores de ponta inventarão uma vacina e o mundo conseguirá se recuperar. Por ora, o mercado está precificando somente a expansão da doença. Vale citar que a China já afirmou que algumas de suas cidades retornarão à normalidade em breve.

Espere para ver na hora de tomar decisões sobre investimentos

Nem pense em tomar decisões sobre investimentos das quais você possa se arrepender em breve. Tenha um plano. Analise os riscos. Não compre sem ter uma confirmação de que o mercado está em condição de sobrevenda. Não deixe suas emoções arruinarem o seu capital. Além das regras básicas, a situação atual lhe fornece uma oportunidade maravilhosa de comprar muitos ativos a preços bem interessantes.

Aproveite a volatilidade

Traders inteligentes aproveitam os momentos de alta volatilidade para desfrutar das grandes oscilações dos preços. O mais importante é manter a calma e a racionalidade, analisar os gráficos e aderir às regras da gestão de riscos. Lembre-se que alguns ativos tendem a ganhar força quando o futuro é duvidoso.

E, por fim, lave suas mãos

11_3.jpg

Incerteza não é atraente para ninguém, e tanto analistas quanto governos podem somente contemplar o que pode acontecer no futuro. Por enquanto, o melhor a fazer — além da diversificação do seu dinheiro — é investir na sua saúde. As regras básicas que você precisa seguir são lavar as mãos, não tocar no rosto e cuidar da própria saúde.

× Precisa de ajuda?